Tech Girls

Campanha de Arrecadação de Laptops Usados

Campanha incentiva doação de computadores encostados para ajudar autônomas

Grupo social Tech Girls leva conhecimento de tecnologia e equipamentos para microempreendedoras curitibanas

Blog - laptops Usados 1

As consequências da pandemia causada pelo Coronavírus atingem diretamente pequenas empreendedoras, que dependem do contato com os clientes para viabilizar seus negócios. Muitas delas estão aprendendo agora como vender de forma digital e não têm notebooks ou outro tipo de computador para profissionalizar o contato e venda.

Pensando em como resolver essa situação, o grupo Tech Girls iniciou uma campanha de doação de laptops para serem entregues a microempreendedoras. O objetivo é que estes equipamentos, após serem formatados e recuperados, sejam entregues para as alunas do Tech Girls, que estão dedicadas no aprendizado do comércio digital. Dessa forma, elas têm condições de colocar em prática seus negócios digitais e venderem pela internet.

A campanha “1 laptop doado é igual a um novo negócio Digital”

Segundo a idealizadora da Campanha, a fundadora Grupo social Tech Girls, Gisele Lasserre, as pessoas querem ajudar e às vezes não sabem o quanto um equipamento encostado em casa pode fazer diferença. “São laptops que estão ocupando espaço nas casas e que ainda teriam uma vida útil para quem está iniciando no mundo digital. Precisamos fazer este desapego e doar para quem irá usá-los de fato”, comenta.

E muitas pessoas, que estão agora passando mais tempo em casa com o isolamento social, estão justamente ocupando o seu tempo arrumando seus armários e assim têm encontrado aqueles seus laptops que estavam esquecidos há muito tempo. E assim, que as doações dos equipamentos estão acontecendo, pois entendem o destino certo que sua doação terá, bem como relevante impacto na vida de quem precisa um equipamento para trabalhar.

Segundo a doadora Daniela Weber Licht, saber que os equipamentos serão formatados e todos os arquivos serão eliminados da máquina, tranquiliza e encoraja ainda mais a atitude da doação. Assim, como também saber que de fato os equipamentos serão entregues para as mulheres que realmente precisam.

Exemplo de doações

 

Os equipamentos doados serão entregues de acordo com o critério: mulheres que concluíram o curso de tecnologia na plataforma de Ensino à Distância (EAD) do grupo Tech Girls e moradoras de Curitiba e Região Metropolitana. Uma das que já recebeu o laptop foi a Natalia Stinolo, que através das aulas, criou sua página para vender seus produtos nas redes sociais, em sua nova atividade que é a costura, que foi incorporada como alternativa para fonte de renda da família. Antes da pandemia, ela trabalhava com administração de negócios turísticos, uma das áreas mais afetadas pela crise. Natalia, 

Já a aluna Shiela Mourão, que antes da crise tinha como principal renda transportar passageiros para o aeroporto por meio de aplicativo, depois que participou das aulas e recebeu o laptop, agora ela organiza transportes para atividades próximas à Curitiba, atendendo família que buscam fazer alguma atividade na região.

Aulas para as empreendedoras

 

As microempreendedoras e autônomas estão recebendo aulas gratuitas de tecnologia de forma online, com o objetivo de digitalizar seus negócios em período de isolamento social. Antes da pandemia, as aulas eram realizadas presencialmente em centros comunitários e associações de bairros. São alunas na faixa de 25 a 50 anos, moradoras da periferia de Curitiba e Região Metropolitana e que vem recebemos estes treinamentos há cerca de 3 anos.

 

Além da necessidade da escolarização digital, uma outra barreira para estas empreendedoras é a ausência de equipamento, como por exemplo um laptop ou computador, para assim, possibilitarem acompanhar os treinamentos e também implementarem seus negócios online. Muitas delas não possuem nem mesmo um smartphone, o que requerem pegar emprestado da família para usar as redes sociais, por exemplo.

 

 

Para doações e informação, no link  https://techgirls.com.br/laptop/

Sobre as Tech Girls:
Levamos conhecimento de Tecnologia para contribuir na evolução das mulheres de comunidades de vulnerabilidade social, para que estas possam obter independência financeira e entrar/voltar no mercado de trabalho

Mulheres&Tecnologia Educação Gratuita

Fechar Menu
× Como posso te ajudar?