Aceitamos doações de equipamentos OBSOLETOS para as aulas de tecnologia para mulheres
Tech Girls cumpre todas exigências de leis federais e municipais do meio ambiente, para coleta e destinação final de resíduos eletrônicos, via sistema SINIR.
A base da economia circular é recolher, tratar e destinar para quem dê valor ao item recebido.
Pensar na sua destinação correta do seu equipamento eletrônico que parou de funcionar ou que já não lhe atende mais em questão de velocidade e performance, por isto, uma excelente alternativa é dar uma segunda vida ao equipamento, por meio de uma doação para re-uso das alunas Tech Girls.
Para a realização dos cursos são utilizados equipamentos, como:
- Laptop/Notebook
- Smartphones
- Monitores
- Estabilizadores
- Amplificador de sinal de internet
- projetor de slide ( multimídia), TV’s
- entre outros ( mouse, teclado, etc)
- Cabos eletricos
- Assim como outros eletrônicos da categoria verde ( exceto geladeira, microondas ou lâmpadas/ baterias).
Se você tiver encostado em casa, estes equipamentos, mesmo que não estejam em perfeitas condições, para as alunas Tech Girls, isto tem muito valor.
Todos os equipamentos recebidos são formatados, portanto todos os dados contidos nele, serão automaticamente deletados.
Se o(a) doador (a) tiver interesse, os profissionais de manutenção de equipamentos Tech Girls poderão, se for do seu interesse, fazer um backup dos dados do equipamento antigo a ser doado, para serem transferidos para seu novo equipamento, este serviço deverá ser solicitado e terá custo de prestação de serviço, sinalize no formulário de doação.
Todas as máquinas recebidas, serão rigorosamente testadas e os problemas identificados serão corrigidos para que voltem a funcionar, mesmo que sejam necessárias a aquisição de peças de reposição.
Como nossos cursos também são realizados em lugares que não possuem infra-estrutura de internet com sinal forte, levamos inclusive amplificadores de conexão wi-fi, para que a aula seja realizada.
Segurança dos seus dados pessoais no processo de doação do notebook
Destacamos que todas as doações recebidas tem como primeiro passo a formatação para apagar qualquer registro ( fotos, imagens, dados, programas), que foram utilizados pelo antigo usuário, garantindo não serão usados.
Caso o (a) doadora se sinta mais a vontade em fazer ele(a) próprio(a) este procedimento de formatação, explicamos o passo a passo neste vídeo aqui.
Quando qualquer equipamento eletrônico quebra, a maioria vai parar no lixo comum ou, pior, na calçada, tornando-se um grande problema ambiental. Outro problema é que esse tipo de resíduo, que pode ser tóxico e nocivo à saúde humana, por isto a preocupação de ser descartado em lugares adequados e pensar na sua destinação, isto é, sua segunda vida torna-se fundamental.
Um relatório técnico produzido pela UTFPR em 2017 informa que Curitiba destina apenas 5,7% dos resíduos coletados para reciclagem, e pouco mais da metade disso ( 57,32% – em 2014) é reaproveitado.
Apesar de números desanimadores, a comunidade em geral e empresas estão passando por este despertar de responsabilidade e passando aos poucos a disponibilizem o seu lixo eletrônico em prol da transformação das vidas das alunas Tech Girls.
Um ato muito simples, porém bem recompensador para quem faz a doação, já que resignificar o lixo eletrônico demonstra sua preocupação com os recursos e principalmente pelo estímulo para proporcionar uma fonte de renda digna para quem mais precisa, as mulheres guerreiras.
São equipamentos que estão ocupando espaço nas casas e empresas e que ainda teriam uma vida útil para quem está iniciando no mundo digital. Portanto é necessário fazer este desapego e doar para quem irá usá-los de fato.
A base da economia circular é recolher, tratar e destinar para quem dê valor ao item recebido.
Pensar na sua destinação correta do seu equipamento eletrônico que parou de funcionar ou que já não lhe atende mais em questão de velocidade e performance, por isto, uma excelente alternativa é dar uma segunda vida ao equipamento, por meio de uma doação para re-uso das alunas Tech Girls.
Segundo o decreto 10.240 ( Implementação de sistema de logística reversa de produtos eletrônicos e seus componentes de uso doméstico) prevê a logística reversa como obrigatória de produtos eletrônicos de uso domésticos e seus componentes e destinação final ambientalmente adequada, tendo como responsável toda a cadeia produtiva, isto é, os geradores do lixo-eletrônico.
Seja uma Educadora Digital com a gente, seja uma voluntária:
Conheça o trabalho das nossas voluntárias e ajude a ampliarmos nosso projeto social para mais mulheres.