Sobre a história das Tech Girls

Sobre as Tech Girls 1

O Tech Girls torna acessível o conhecimento sobre a tecnologia para mulheres através de metodologia própria, nos temas:

■  Criação de negócios digitais ( treinamento em hard skill e soft skills);

■ Autonomia para o uso pleno de computadores e celulares;

■  Acesso ao mercado de trabalho em TI 

Software

Hardware

Sobre as Tech Girls 2
Sobre as Tech Girls 3

Programação

Assistência técnica computador e celular

Os cursos são formatados de acordo com os diferentes perfis das alunas, que poderão ser:

Sobre as Tech Girls 4

■  Mulheres em condições de vulnerabilidade social

■  Autônomas e donas de casa

■  Grupo 50+ ( terceira idade)

■  Perfils profissionais: exemplo influencer de redes sociais, área de saúde, entre outras carreiras

Para alunas de baixa renda, destinam-se computadores que seriam lixo eletrônico ao completarem os cursos com a nota classificatória. Desta forma, essas mulheres poderão  dar sequência ao seu negócio digital criado ao longo do curso, obtendo autonomia financeira e resgatando a auto estima. Detalhes clique aqui.  

Sobre as Tech Girls 5

O que era trauma pessoal, virou um negócio social 

Em 2017, foi fundado pela Curitibana Gisele Lasserre, em meio a crise profissional dos seus 40 anos de idade, quando necessitou fazer uma transição de carreira, não encontrou um ensino com linguagem feminina que a incentivasse, de fato, o aprendizado em tecnologia da informação. 

Ao longo de de sua nova graduação desta vez na área de exatas, sentiu na pele o ambiente hostil, pouco receptivo e com baixa participação das mulheres e foi por esta dor, que fundou o Tech Girls, desenvolvendo uma metodologia própria para a educação de tecnologia entre mulheres em qualquer faixa etária e conhecimento prévio. 


Sobre as Tech Girls 6

Tech Girls nasceu em 2017 devido a um trauma pessoal de sua fundadora na carência de educação em tecnologia para mulheres

Mais tarde, em 2019 as profissionais de marketing digital Cristhiane Silva Pinto e Tais Lima, juntaram-se como co-organizadoras do Tech Girls, apaixonadas mesmo propósito. 

Sobre as Tech Girls 7
Sobre as Tech Girls 8
Sobre as Tech Girls 9
Sobre as Tech Girls 10

Assim o trio de coordenadoras encontaram no Tech Girls o seus verdadeiros ikigai, conceito japonês, que significa aquilo que dá grande significado para sua vida e seu verdadeiro gerador de felicidade, que são composto por:

  • Vocação
  • Paixão
  • Missão
  • Ofício
Sobre as Tech Girls 11

Oferecendo uma dinâmica própria ( aulas EAD e presencial – antes da pandemia), o Tech Girls já transformou 480 vidas femininas e com seus comércios digitais criados, chamando a atenção da grande mídia paranaense: RPC ( Globo), RIC, Gazeta do Povo, Tribuna, entrevistas a rádios,  entre outras. Detalhes, clique aqui.

 

Sobre as Tech Girls 12

O projeto foi selecionado e está recebendo mentoria do Instituto Legado, para acelerar o seu impacto socio-ambiental, tendo como meta alcançar até o final do ano,  600 vidas transformadas em Curitiba e RMC.

 Outros grupos de atuação em Curitiba e do Brasil também reconheceram o forte impacto e ineditismo das Tech Girls, entre eles estão: Mulheres do Brasil, Clube da Alice, Instituto Renault, Superintendência de Inovação do Estado do Paraná, Movimento UMA, UTFPR ( Universidade Tecnológica Federal do Paraná), MEX, entre outros. 

Outras comunidades femininas nacionais, igualmente gostam dos resultados gerados pelas Tech Girls, e logo as alunas foram convidadas para compartilharem seus testemunhais inspiracionais, inclusive com a participação de celebridades como a cantora e empreendedora Preta Gil. Detalhes, clique aqui.  


Sobre as Tech Girls 13
Sobre as Tech Girls 14

 A transformação de lixo eletrônico em ferramenta de trabalho para as mulheres que concluíram a formação digital, envolvendo Universidade, também chamou a atenção da imprensa. Detalhes, clique aqui. Desta forma começaram a aplicar largamente a metodologia Tech Girls em associações de bairros e centros comunitários gratuitamente, na sequência empresas demonstraram interesse em receber capacitação, entre eles o Instituto Renault. Detalhes, clique aqui. 

 

 

 

Durante a pandemia a maioria do cursos foi migrado para uma plataforma de Ensino à Distância online, quando as Tech Girls receberam destaque na grande mídia nacional. 

Por se tratar de um negócio social, o Tech Girls recebe mentoria do Instituto Legado, onde é aprimorada sua matriz de teoria da mudança, confirmando assim o ineditismo, inovação e a oportunidade de escalar mundialmente o projeto, que tem como foco ser adotado pela ONU ( Organização das Nações Unidas). Detalhes, clique aqui. 

Assista a reportagem da Globo RPC com a Aluna Tech Girls Rosa Petruy, que recebeu aulas particulares com as educadoras digitais.

Sobre as Tech Girls 15