Tech Girls lança Franquias Sociais para para ampliar sua atuação no país

Depois de validar sua operação em 4 cidades no Brasil, seu modelo de ESG Tech está disponível em formato de Franquia Sociais atraindo empresas e Empreendedores Sociais

A Tech Girls desenvolveu know-how próprio e premiado na educação voltado às mulheres em vulnerabilidade social com o re-uso de lixo eletrônico, já aplicado e comprovado através de suas quadro unidades próprias espalhadas pelo Brasil, das quais já capacitou 630 mulheres na área da tecnologia da informação, em 7 anos de atuação.

E para atender a demanda crescente de expansão geográfica para atuar em outras localidades, foi formatado um modelo operacional, princípios e práticas e transferi-los para terceiros, por meio de licenciamento de software próprio e desenvolvimento passo a passo, com resultado do patrimônio intelectual das Tech Girls. Portanto os franqueados recebem treinamento e transferência de boas práticas, além de suporte para operar o negócio social Tech Girls na sua localidade. Consolida desta forma uma oportunidade de ampliação da rede, sempre mantendo o padrão e propósito de promover a empregabilidade de mulheres em TI, com escala e replicabilidade nacional.

Capital Intelectual Tech Girls embarcado em Sistema Proprietário

O Sistema Web de Gestão e Automação de Processos Tech Girls foi desenvolvido para atender as operações  Tech Girls, contemplando uma visão de dashboard ( Data Visualization)  de acordo o stakeholder em questão:  aluna, professora, pólo acadêmico, item doado de lixo-eletrônico e coletador. O objetivo é favorecer nos aspectos de compliance, transparência e replicabilidade do padrão de qualidade/processos Tech Girls, bem como os demais indicadores, especialmente para gestão e automação.

Por se tratar de um SaaS(Software como Serviço) o seu acesso as aplicações acontecem mediante uma licença de uso,  pelos franqueados que passaram pelo processo de seleção e autorização, Tech Girls.

Entre as vantagens estão: não é necessário instalar em máquina, nem servidor para interligar diferentes usuários, já que o acesso é pelo cloud  computing ( armazenamento de dados na rede virtual da internet)  e em tempo real.


Pensando que modelo franquia exige uma alta sinergia entre franqueador e franqueado, é necessário ter ciência de alguns pontos essenciais para quem pretender sinalizar interesse em seguir na análise de como potencial franqueado Tech Girls: 

1- Não apenas o recurso financeiro (royalties) é necessário para se tornar um franqueador(a) Tech Girls, neste recurso aportado servirá para cobrir: transferência de conhecimento técnico, modelos operacionais e de gestão, além de questões referente a infra-estrutura da escola. Por isso, se torna uma avaliação minuciosa do Franqueador Tech Girls entender o contexto do lado do potencial franqueado, se o mesmo já possui estrutura compatível, além de capacidade de gestão de projeto social, para tornar a execução da atividade de fato na prática. Tudo isso será analisado, após formalização de uma carta de intenção entre as partes.

2- Há necessidade de se conhecer a fundo os motivadores que um potencial franqueado teria em operar uma unidade Tech Girls. O franqueado tem interesse genuíno em promover impacto socioambiental? Quais evidências e histórico comprovam este histórico?

3- É importante entender a diferença entre o que é uma franquia “socialmente responsável” e uma franquia social. Isto é, uma franquia “socialmente responsável” é basicamente um modelo de negócio com propósitos que visam lucro, mas também a redução de impactos negativos na sociedade e no meio ambiente, buscando assim maximizar os impactos positivos nesse mesmo cenário. 

Já a franquia social foca em projetos e serviços para a inclusão social e o desenvolvimento sustentável e que adotam esse modelo para ganhar escala e velocidade para atendimento das demandas. Dessa forma, os fundadores das franquias não auferem lucros e assim todo o excedente é reinvestido no projeto.

Você se identificou com as condicionantes acima? Tem interesse de prosseguir?