Sua Empresa apoiando a Tech Girls através da doação do Lixo-Eletrônico
Na sua empresa ou até mesmo na sua casa, certamente, você já se deparou com equipamentos de informática encostados, seja porque os considera obsoletos ou porque estão quebrados. É justamente esse tipo de matéria-prima que nas mãos das alunas do curso Tech Girls de manutenção de computadores e celulares, estão sendo restaurados e estão transformando a vida de mulheres em vulnerabilidade social.
Para as alunas conquistarem o direito de poderem levar o equipamento reciclado para a casa, além delas próprias serem responsáveis pela formatação, revisão e remontagem dos eletrônicos, elas antes passam por capacitação profissional e imersão digital, para que possam explorar ao máximo os recursos tecnológicos para obterem renda e emprego na área da tecnologia da informação.
Veja como funciona a logística reversa das Tech Girls em todo o Brasil:
As peças recebidas em doação e classificadas como sucatas, viram diversos acessórios femininos, como brincos e colares, compondo um look que, além de moderno, carrega uma importante mensagem de sustentabilidade e reciclagem. Tais peças que recebem o nome de Bijouxtechs® são elaboradas nas oficinas de arte em lixo eletrônico e o valor arrecadado com a venda destes acessórios, são revertidas para as alunas Tech Girls.
Desde sua fundação em 2017, as Tech Girls já transformaram cerca de 580 vidas femininas através de educação gratuita em tecnologia, conquistado em 2021, a premiação na categoria socioambiental pela prefeitura de Curitiba.
Brasil é o quinto maior produtor de lixo eletrônico no mundo e o maior na América Latina, descartando cerca de 2,1 mil toneladas de resíduos eletrônicos todo ano. Na contramão desses números, nosso país recicla apenas 3% desse total. Fonte: relatório publicado pela ISWA, que é parte do programa Global E-waste Monitor 2020
A Tech Girls, ao longo de quase 6 anos de projeto, já reciclou cerca de 0,02% do que foi reciclado no Brasil.
Como as empresas podem ajudar:
Para entender o processo de aprendizado, essa é a metodologia própria Tech Girls de Ensino Afetivo de Tecnologia: