BijouxTech® e DecorTech®
Pensando no re-uso consciente de componentes eletrônicos de computadores e reduzir o impacto da pegada ecológica, as Tech Girls desenvolveram peças usando como matéria-prima o lixo eletrônico e sucatas de componentes recolhidos através de doações de pessoas físicas e jurídicas.
Entre os principais itens usados como matéria-prima para as bijouxtechs e decortechs estão os microprocessadores, placas de memória RAM e teclados, dentre outros.
Essa iniciativa visa aproximar ainda mais mulheres da área de tecnologia. O que seria descartado é transformado em diversos acessórios, como brincos e colares, compondo um look que, além de moderno, carrega uma importante mensagem ecológica.
As peças são criadas pelas alunas do projeto, orientadas por artistas-plásticas, que ministram as aulas de arte em lixo eletrônico.
“As bijouxtechs foram pensadas como uma parte estratégica do projeto. Além de ser uma porta de entrada para mulheres que querem entender mais sobre tecnologia, mas não sabem por onde começar, com as peças ressignificamos as sucatas doadas, fazendo com que o descarte seja praticamente nulo. Outro ponto importante é a geração de renda – afinal, os acessórios são exclusivos, representando a possibilidade de autonomia financeira para muitas mulheres”, comenta Gisele Lasserre, desenvolvedora de software e educadora digital que, em 2017, fundou o Tech Girls.
As artistas plásticas estão a frente e coordenam a criação e projetos de inovação de arte em sucatas de componentes de informática das Tech Girls.
O foco do desenvolvimento das bijouxtechs que são acessórios femininos e masculinos produzidos com matéria prima de itens que não seriam mais recuperados nos equipamentos de informática.
Também as Tech Girls contam com especialista em design de móveis e utilitário para casa/escritório, que recebem o nome de projetos da categoria Decortech.
Cuidados e consciência em quem usa Bijouxtech
Para os consumidores que estão interessados em adquirir as Bijouxtechs, importante destacar:
- Todas as peças e acessórios recebem um tratamento para isolar o contato do metal ao corpo ( exemplo: resinas, silicone e outros acabamentos), assim como também reduzindo qualquer possibilidade de se tornarem potenciais contaminantes no meio ambiente.
- No momento da aquisição de cada peça, são reforçados que o consumidor que decidir descartar tais peças, deverá descartar em Resíduo Eletrônico, conforme legislação e assinado termo de ciencia quanto aos cuidados no descarte.
As Tech Girls tem como propósito ressignificar o lixo-eletrônico e gerar resíduo eletrônico zero, promovendo, divulgando e ampliando o conceito e aplicando a economia circular.
Bijouxtech é destaque na Imprensa
As peças de arte, decoração e acessórios (BijouxTech e DecorTech) são confeccionadas durante as oficinas de arte em lixo eletrônico oferecidas pelas Tech Girls em Associações de Bairros e Centros comunitários.
Os itens vendidos tem renda revertida para pagamento dos materiais, ferramentas e logística/transporte das doações de lixo eletrônico recebidos, bem como a triagem dos materiais e armazenamento.
Cuidados e consciência em quem usa Bijouxtech
A Tech Girls recebe a consultoria de Gestão Ambiental da empresa Interbio- Tecnologia Ambiental para mapear micro-processos que envolvem a recuperação dos computadores e todas as questões relacionada a autorizações legais necessárias, para garantir lixo-eletrônico zero e cuidado ao meio ambiente, que é o grande propósito do Tech Girls.
Você sabe a diferença entre:
- Economia Linear
- Economia Reciclável
- Economia Circular