Pós-consumo é destaque no Programa Desenvolve, edição 2023

Em parceria com Tech Girls, programa Boticário de formação e inclusão de talentos em tecnologia inova pela sustentabilidade   

O Grupo Boticário repete pelo segundo ano consecutivo, em parceria com o Tech Girls, uma ação de economia circular para a recuperação e reutilização de notebooks destinados aos alunos em situação de vulnerabilidade social do Programa Desenvolve. Por meio da parceria, os aparelhos recuperados pelo Tech Girls serão disponibilizados aos estudantes que não possuem equipamento e que participarão da 3ª edição do projeto de formação em tecnologia realizado pelo Boticário.

 

Para o Grupo Boticário, a tecnologia é impulsionadora do desenvolvimento, assim Se acreditamos que o futuro depende da inclusão de grupos minorizados e queremos mais diversidade no universo tech, precisamos garantir que as pessoas tenham os equipamentos básicos para participarem das aulas de formação, explica Daniel Knopfholz, vice-presidente de pessoas e  tecnologia do Grupo Boticário. 

Com essa ação, notebooks que iriam para o lixo são recuperados e passam a auxiliar a formação de participantes do Programa Desenvolve. “Os notebooks restaurados deixam, portanto, de irem para o lixo a partir da troca de componentes. Essa é uma ação que une capacitação para mulheres de baixa renda no universo tech, geração de renda e economia circular, além de facilitar a participação de pessoas interessadas no Programa Desenvolve e que não possuem equipamento”, explica Gisele Lasserre, fundadora da Tech Girls.

 

 

v2_Boti_kit (600 × 800 px)
image-01-02-23-10-11-5

Ainda, pensando na questão do pós-consumo, os uniformes em tecido  doados pelo grupo Incense, lojistas da marca Boticário, passaram por um processo de reutilização criativa e se transformaram em capa  protetora destes notebooks. 

 Foi aplicado o conceito chamada de upcycling que propõe o reaproveitamento de objetos antigos, com muita criatividade e respeito ao meio ambiente.

A parceria do Grupo Boticário com o Tech Girls é fruto do “Chamado 2030” – iniciativa realizada pela companhia no segundo semestre de 2021 com o objetivo de convocar ONGs, cooperativas, universidades, startups ou qualquer organização que atue com projetos inovadores para solucionar o impacto dos resíduos no mundo e a diminuição da desigualdade social nessa cadeia. 

“Esta parceria é mais uma iniciativa da nossa agenda ESG e está diretamente conectada aos 16 compromissos socioambientais que o Grupo assumiu por meio da plataforma ‘Uma Beleza de Futuro’. Como meta prioritária, nos comprometemos a mapear e a solucionar todo o resíduo sólido gerado na nossa cadeia, buscando formas inovadoras de economia circular. Mas, não podemos fazer isso sozinhos. O trabalho conjunto com o Tech Girls é, portanto, mais um passo rumo ao nosso propósito de transformar o mundo por meio da beleza, unindo a economia circular a uma ação de impacto social que transforma vidas por meio da capacitação”, ressalta Eduardo Fonseca, diretor de Assuntos Institucionais e ESG do Grupo Boticário.  

 

 

Gisele Lasserre, desenvolvedora de software, educadora digital e fundadora do Tech Girls também pontua sobre a importância da parceria. “Contribuir junto com o Grupo Boticário na transformação de vidas é gratificante. No Tech Girls vemos como é importante apoiar os alunos com a qualificação, e esse esforço conjunto para ressignificar um computador que seria descartado significa um novo passo na vida da mulher que o recuperou e, agora, uma nova oportunidade nas mãos dos alunos do Programa Desenvolve”.  

lixo_Boticario_Desenvolve (3)
desenvolve_boticario (2)

“Desenvolve” mais do que dobra o número de vagas

Com oferta de formação gratuita em tecnologia para pessoas em situação de vulnerabilidade que têm o sonho de iniciar uma carreira na área, mas que não têm condição de realizar cursos profissionalizantes ou que os capacitem a entrar no mercado de trabalho, o Programa Desenvolve está em sua segunda edição e atingiu recorde de inscritos. 

 

Mais de 20 mil pessoas se inscreveram para participar do projeto realizado pelo Grupo Boticário em parceria com o Instituto Grupo Boticário. Esse número é três vezes maior em comparação à 1ª edição, realizada em 2021, alcançando número recorde de interessados entre todos os programas já realizados pela companhia, incluindo de estágio e trainee. “Devido à alta procura, o Grupo decidiu ampliar o número de vagas do programa, passando de 400 (quantidade definida) para 1.000”, comemora Knopfholz.

 

Os cursos são ministrados pela escola de tecnologia Alura e estão divididos em: formação de desenvolvedores em Full Stack, analista de Dados e Devops.

 

Os alunos do programa têm ainda a possibilidade de concorrer a uma posição no Grupo Boticário a partir dos três primeiros meses de formação.  A companhia irá contratar, com salário integral, 40 alunos que se destacarem ao longo do “Desenvolve”. As posições são para meio-período, possibilitando a continuidade dos estudos.

Sobre o Grupo Boticário

Um dos maiores conglomerados de beleza do mundo, o Grupo Boticário é uma empresa brasileira multicanal e multimarcas presente em 15 países. É dona de marcas O Boticário, Eudora, Quem Disse, Berenice?; BeautyBox, Multi B, Vult, Beleza na Web e O.u.i, que juntas atuam com o propósito de transformar o mundo por meio da beleza. São mais de 13 mil colaboradores diretos, além de outras 40 mil pessoas que trabalham na rede de franquia, considerada hoje a maior franquia de beleza do mundo, com mais de 4 mil pontos de venda em 1.780 cidades brasileiras.


Pautada por uma atuação responsável com o planeta, a sociedade e os consumidores, a empresa tem a sustentabilidade embutida em seu modelo de negócios. Até 2030, o grupo prevê ampliar o impacto positivo para a sociedade por meio da gestão de resíduos com a plataforma “Uma Beleza de Futuro, que reúne compromissos socioambientais ambiciosos.
A história do Grupo Boticário começou em 1977 em uma pequena farmácia de manipulação no Paraná e hoje agrega laboratório, fábrica, inovação, tecnologia, logística, marketing e varejo, em um ecossistema de 40 mil pontos de venda no varejo, parceiros e fornecedores.  A empresa atua ainda nas frentes ambientais, sociais e culturais por meio da Fundação Grupo Boticário e Instituto Grupo Boticário. Conheça mais em https://www.grupoboticario.com.br

Assista aqui o depoimento da Aluna Giovanna

Assista aqui o depoimento do aluno Luan Lima

Sobre o Tech Girls

Criado em 2017, o Tech Girls atua na capacitação profissional na área de tecnologia da informação e tratamento do lixo eletrônico com foco em reduzir o déficit de profissionais mulheres na carreira de desenvolvimento de software. Para isso, provoca um engajamento lúdico inicial através da bijouxtech® (arte com sucatas de computador), sendo que uma vez conquistado o interesse dessas comunidades femininas em vulnerabilidade social, recebem treinamento técnico para ocuparem postos de trabalho na aquecida carreira de TI ( hardware e software).

Com atuação geográfica nacional, utiliza o modelo de negócio de Franquia Social ( ESGTech)