Curso de Manutenção de Notebooks em parceria com UTFPR 

Novas Turmas Outubro

 
curso_manutencao_4

O home office alavancou uma excelente oportunidade para prestadores de serviço em manutenção de notebook. A demanda está em alta, com crescimento de pelo menos 30% no ano passado, só tende a saltar ainda mais. Pensando nisto,  em parceria Tech Girls, UTFPR e Tec Itália Cursos estão ministrando aula de manutenção de notebooks, cobrindo tanto os reparos na parte física e lógica de Notebooks. 

UTFPR Tech Girls 1
UTFPR Tech Girls 2
manutencao_notebook_tech_Girls
Foto: curso edição agosto e formação de assistência técnica de notebooks

Um dos motivos de aumento de procura de assistência técnica é explicado pelo fato que em decorrência da pandemia, muitos equipamentos que estavam guardado em casa, passaram a ser usados para reuniões online,  por exemplo. E assim, estes usuários começaram a perceber que os equipamentos não atendiam estas novas funções, como por exemplo suas câmeras não funcionavam ou que eram lentos e com baixa performance.  

Uma nova edição do curso a ser ministrado no mês de outubro,  está com as vagas limitadas abertas, detalhes abaixo.

Parceira  UTFPR, Tec Itália e Tech Girls

Graças a um convênio da Diretoria de Relações Empresariais e Comunitárias da Universidade Tecnológica da Federal do Paraná- Campus Curitiba, com a escola de informática Tec Itália e o grupo Tech Girls, o curso de manutenção de notebook foi elaborado pela parceria.  A primeira edição do curso foi realizada em agosto, com uma turma com presença de homens e mulheres, mas que devido a alto interesse das meninas, está previsto uma turma desta vez é previsto uma concentração ainda maior de mulheres e forma oferecidas as opções abaixo:

Turma de seg a sexta- dias de semana- 25/10 a 5/11 das 14h às 16h40, sendo que dia 2/11 (feriado não haverá aula) 

Turma aos sábados: 6/11 a 27/11 das 14h às 18h

Preço de custo do curso:  R$ 470,00 por inscrição (pix ou 10x sem juros no cartão)

O curso que tem como coordenador o professor Ubirajara Zoccoli do Departamento Acadêmico de Eletrônica- DAELN da UTFPR lembra que o curso é tanto aberto para a comunidade em geral, assim como também  para estudantes da área de elétrica, técnicos, tecnólogos e engenheiros, isto é, com ou sem conhecimento prévio no tema

UTFPR Tech Girls 3

O Pro-reitor, Rubens Farias, da Diretoria de Relações Empresariais e Comunitárias da Universidade Tecnológica da Federal do Paraná- Campus Curitiba e o Coordenador de Cursos de Extensão da UTFPR Prof Fernando Molin, participaram da edição do mês de agosto do Curso de Manutenção de Notebooks realizado pela parceria

Principais problemas em computadores

Durante ao curso são apresentados a diferença de manutenção preventiva e corretiva e também cobre os problemas mais comuns encontrados em um notebook que estão na seguinte ordem:

  • Teclado
  • Tela
  • HD
  •  Memória
  • Conector
  • Carregador

 Estão explorados os detalhes de performance dos equipamentos entre eles CPU, RAM e chipset, além de destacar que toda manutenção se inicia por uma detalhada inspeção visual do técnico.

UTFPR Tech Girls 4

Educação com Propósito Social

Como se trata de atividade vinculada ao projeto Tech Girls que visa recuperar notebook para doação para mulheres alunas de tecnologia da informação em vulnerabilidade social o curso atraiu as mulheres também. Por se tratar de atividade que exigem delicadeza, pois são envolvidos parafusos pequenos, cuidado ao retirar a tela do equipamento, logo as alunas criaram uma grande simpatia e conexão com as atividades.

WhatsApp Image 2021-08-26 at 09.38.12
Foto: forte presença de mulheres na turma de agosto

Depoimento de aluna Curso Manutenção de Notebook

UTFPR Tech Girls 5

“Quando nós mulheres levamos nosso carro em uma oficina mecânica, não temos ideia se a avaliação da manutenção está sendo feita de forma honesta e coerente, pois não entendemos nada de mecânica de automóvel. Para mim, era a mesma coisa, quando o meu notebook tinha problemas, eu não sabia fazer o diagnóstico e nem dizer o quanto grave era o problema, mas agora com o curso Tech Girls eu mesma posso fazer troca de peças e fazer o equipamento voltar a funcionar “, comemora a aluna Monica Machado com orgulho.

Coordenação Acadêmica

Professor: Andrei Ribeiro – Instrutor Tec Itália Cursos

Detalhes em http://www.tecitalia.com.br/


Conteúdo Programático:

A) Reparo de estruturas

B) Estrutura superior (tela, teclado, painel, webcam, antena wi-fi)

C) Estrutura principal (placa mãe, processador, memória RAM, chipset) Upgrade

D) Estrutura inferior (Chip wi-fi, HD, gravador, mSata e SSD)

E) Regravação de BIOS

F) Formatação e atualização de aparelhos

Coordenador:

Professor Ubirajara Zoccoli

Técnico em Eletrotécnica – CEFET-PR
Engenharia Industrial Elétrica – Ênfase Eletrotécnica – CEFET-PR
Especialista em Gerência da Engenharia de Manutenção CEFET-PR

Mestrado em Desenvolvimento de Tecnologia – PRODETEC / LACTEC / IEP
Professor no Departamento Acadêmico de Eletrônica UTFPR – 25 anos de magistério, com disciplinas, no técnico, na tecnologia, na engenharia e na especialização

Local do Curso:

Tec Itália Cursos – Rua Desembargador Westphalen, 436 Cj 02- Curitiba- próximo Praça Rui Barbosa

UTFPR Tech Girls 6
UTFPR Tech Girls 7

Quer participar da turma de outubro? Clique para receber mais informações!

UTFPR Tech Girls 8
UTFPR Tech Girls 9
UTFPR Tech Girls 1
UTFPR Tech Girls 11
UTFPR Tech Girls 12

Mercado crescente

O segmento de computadores no mundo registrou 302 milhões de unidades vendidas no ano de 2020, um crescimento de 13% ante 2019, segundo dados da consultoria americana da IDC. O patamar de vendas acima de 300 milhões ao ano não era registrado desde 2014. Diante da forte demanda por celulares, o setor de computadores seguiu uma tendência de estabilidade entre 2016 e 2019 até a retomada sem precedentes no ano passado.

UTFPR Tech Girls 13

Realização e idealização:

  • Divisão de Cursos de Qualificação Profissional – Dicpro

  • Departamento ACADÊMICO DE ELETRÔNICA – DAEL