Finanças sustentáveis das Empresas e o papel do ESG
Tech Girls é uma solução para investidores e Acionistas socialmente responsáveis

ESG 1

Integrar pautas e políticas ambientais, sociais e de governança de forma estruturada, consistente e que fortaleça negócio consciente, estão se tornando componentes críticos para a tomada de decisões financeiras à medida que as mudanças climáticas e sociais continuam a ter um impacto nos mercados globais.

A urgência das empresas na inclusão de temas que garantam sua sustentabilidade e permanência de forma regenerativa, contribuindo conjuntamente com o planeta e com as pessoas, tem impulsionado a busca pela pauta ESG (Ambiental, Social e de Governança – ASG, em português).  O que também pode ser denominado  como “investidores socialmente responsáveis”.

A Agenda 2030, plano global da ONU e fortemente divulgada pelo Pacto Global, e sua abordagem quanto ao ESG vêm para chamar à responsabilidade organizações e lideranças para a variedade de pontos necessários para sustentar um negócio consciente e próspero.

São bases do desenvolvimento sustentável pela Agenda 2030:

 

ESG 2

Os projetos das Tech Girls priorizam temáticas da Agenda 2030 da Organizações das Nações Unidas (ONU)

Tech Girls contempla 11 dos 17 Objetivos Sustentável ONU

ESG 3

O “S” da ESG: importância e como abordar na sua empresa

Seu negócio entende o poder transformador das ações de impacto social e está buscando projetos que tragam impacto para sua comunidade? 

Os projetos da Tech Girls são ferramentas práticas e efetivas para gerar transformação mútua na empresa e em seus públicos de interesse.

Para você ter uma ideia, um levantamento do IBGE divulgado em março de 2020 mostra que 59,4% das empresas que investem em responsabilidade social acreditam que seu maior objetivo é melhorar a reputação institucional. Em contrapartida, 54,3% justificam os investimentos como “foco na adequação aos códigos de boas práticas ambientais”.

Apostar no S da ESG pode, sim, trazer como consequência o aumento da reputação corporativa. Porém, é muito mais do que isso. O investimento em práticas de impacto social é um caminho certeiro para a longevidade da empresa e da parceria entre ela e seus stakeholders. 

A definição do S da ESG é bastante ampla. Há organizações que tratam o Social do ponto de vista da Responsabilidade Social. Outras focam as ações para o ambiente interno da organização, se atendo a boas práticas trabalhistas. Há ainda aquelas que atribuem à palavra o sentido assistencialista, caracterizando-a como um conjunto de doações a comunidades e públicos vulneráveis. 

Iniciativas sociais implementadas pelas Tech Girls podem ser usadas de forma estratégica para fazer impacto social positivo nos públicos de interesse de uma organização.

Sendo assim, nas ações das Tech Girls podemos encontrar o “S” da ESG em ações corporativas voltadas para: 

■  Meta 1- Erradicação da Pobreza – Em 2020, o Brasil registrou um déficit de mão de obra qualificada em TI de 408 mil profissionais, de acordo com a Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex)
■  Meta 4 -Educação de Qualidade – Raciocínio lógico é pouco explorado nas escolas brasileiras e é essencial para a lógica de programação, este tema é presente no conteúdo Tech Girls
■  Meta 5- Igualdade de Gênero – Apesar de serem maioria na população e no Ensino Superior, o Censo IBGE 2010 mostrou que as mulheres brasileiras representam apenas 22% das turmas de Ciências da Computação e, é claro, a falta de representatividade na educação continua no mercado de trabalho.
■  Meta 8- Trabalho Decente e Crescimento Econômico – As possibilidades de ocupação em tecnologia é ampla: desde trabalho home office, como empreender.
■  Meta 9- Indústria de Transformação e Infraestrutura – Independente do segmento de atividade da empresa, a tecnologia virou “core”
■  Meta 10- Redução das Desigualdades – É necessário ter conhecimento de tecnologia até para ter acesso as vagas de emprego e se inscrever em processo de seleção. A analfabeta digital terá pouquíssimas chances de participar do mercado de trabalho
■  Meta 11- Cidades e Comunidades Sustentáveis – Re-utilização de equipamentos de tecnologia, reduz o lixo eletrônico que é um grande problemas nas grandes cidades
■  Meta 12- Consumo e Produção Responsáveis – Resignificar o lixo eletrônico, em ferramenta de trabalho para mulheres

■  Meta 13- Ação contra a mudança global do clima – O material eletrônico quando descartado incorretamente, causa danos a natureza e ao homem
■  Meta 15- Vida Terrestre – Equilibrio entre o que o homem produz, consome e seu descarte, por meio da educação
■  Meta 17- Parcerias e meios de implementação- As Tech Girls sempre atrai parcerias para viabilizar e amplificar para que cheguem no maior números de mulheres

Conheça mais detalhes sobre os projetos on demand Tech Girls na área de ESG para a sua empresa.

Assista a reportagem da Globo RPC com a Aluna Tech Girls Rosa Petruy, que recebeu aulas particulares com as educadoras digitais.

ESG 4